segunda-feira, 18 de maio de 2009

Agência LUSA, 18.05.2009

Coimbra, 18 Mai (Lusa) – O “Diário XII”, de Miguel Torga, foi integralmente convertido para “linguagem SMS” por alunas de Comunicação Social do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra, e está disponível na Internet – revelou hoje o coordenador do projecto.

Inserida no projecto “Torga em SMS”, coordenado pelo docente do ISMT Dinis Manuel Alves, a conversão “em versão integral para telemóvel ou Messenger” foi feita da terceira edição revista do “Diário XII” e compreende 27.882 palavras, 114.796 caracteres (sem espaços), encontrando-se disponível, na íntegra, em
http://diarioxii.blogspot.com.

Foi efectuada pelas alunas Micaela Andreia Neves e Márcia Arzileiro, entretanto já licenciadas, que acabaram por não converter a totalidade da obra, tendo a parte sobrante sido entregue a duas jovens de 14 anos, Mariana Alves e Laura Sobral, ao tempo frequentando o 8.º ano da Escola EB 2 3 Eugénio de Castro, em Coimbra.

De acordo com uma nota enviada hoje à agência Lusa, a conversão foi efectuada da edição do “Diário XII” que foi composta e impressa nas oficinas da Gráfica de Coimbra em Julho de 1986.

O “Diário XII”, com 204 páginas, inclui 251 entradas, de 17 de Maio de 1973 a 22 de Junho de 1977. Quarenta e seis dessas entradas são constituídas por poemas. O projecto, “pretende-se provocador da discussão em torno de tema assaz candente e controverso”, segundo o docente Dinis Manuel Alves.

“O cotejo entre as páginas convertidas em SMS e os escritos originais de Miguel Torga são impressivos, porventura um exercício salutar para levar os jovens a perceberem melhor o encanto e os pergaminhos da língua portuguesa”, refere.

A decisão de avançar com o projecto radicou na detecção, cada vez mais frequente, de incorrecções em textos escritos pelos alunos, erros que muitos dos jovens atribuem aos hábitos da escrita compulsiva de mensagens via telemóvel, Messenger ou outros programas similares, como o Twitter – segundo o professor doutorado em Ciências da Comunicação. Trata-se de “um problema que vai ganhando contornos alarmantes e que é transversal aos vários ciclos de ensino”.
“Com efeito, são cada vez mais os docentes que se queixam das dificuldades sentidas na decifração dos textos escritos pelos alunos”, adianta.

De acordo com o professor da licenciatura de Comunicação Social do ISMT, “o problema não é, naturalmente, exclusivo de Portugal, com alertas surgindo mundo fora”.
“Ao mesmo tempo, já há quem, como Phil Marso, pretenda transformar a “linguagem SMS” em género literário. Isto enquanto se multiplicam as experiências de conversão de clássicos”, refere.

O projecto “Torga em SMS” inclui mais três blogs, disponibilizando notícias sobre esta temática, vídeos sobre o escritor disponíveis na web e o itinerário do escritor na edição XII do seu “Diário”.
O “Diário XII” começa e termina em Coimbra, cidade que regista o maior número de entradas (122) e onde Miguel Torga passou a maior parte da sua vida.


Maria do Céu Sérgio

Sem comentários:

Enviar um comentário